Pretende-se que o “Programa de Introdução à Prática Profissional – PIPP” tenha uma oferta de pequenos estágios em empresas/entidades, para estudantes que tipicamente estarão a meio de uma formação superior de 5 anos.
Trata-se efetivamente de pequenos estágios com a seguinte caracterização:
- Duração mínima de 80 horas;
- Durante um período de 4 a 5 semanas;
- Decorrerão preferencialmente no mês de fevereiro ou no mês de julho.
Objetivo:
Pretende-se que o estudante tenha um primeiro contacto com o ambiente empresarial próximo da área do seu curso, mesmo que seja a desenvolver simples tarefas de apoio, que se habitue a respeitar os horários na empresa, a receber ordens e a executá-las.
As tarefas a desempenhar pelo estudante são definidas pela empresa, não havendo custos para a mesma.
Processo de formalização da colaboração:
Na sequência do registo da empresa é automaticamente gerado um Protocolo de Parceria Geral entre a empresa e a NOVA FCT.
Decorrido todo o processo de oferta de estágio(s), candidatura, eventual seleção e consequente nomeação do estudante, é automaticamente gerada uma Adenda ao Protocolo de Parceria Geral, que terá de ser assinada pela NOVA FCT, pela empresa e pelo estudante, adenda essa que, entre outros aspetos, acautela as questões de seguro do estudante enquanto estiver na empresa (ver os termos do Protocolo de Parceria Geral e da Adenda).